quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Profunda Tristeza

Pai Pérsio de Xangô faleceu na madrugada de 14/12,em consequencia de problemas com a diabete. Sofreu muito em 2010, porém a dor física que ele sentia foi sempre vencida pela determinação dele de participar das festas de filhos e amigos. Vi ele inúmeras vezes no Ilê Olá, na casa de Pai Rodnei e Pai Dancy, e na festa de Xangô no Batistini onde Xangô veio pela última vez.
Faleceu sem ver a versão final do filme. Sentamos juntos em 2009 e conversamos sobre a versão que tinha em mãos naquela época, e que vimos na sua velha e descolorida TV de 14" (ou era menor?). Falamos muito sobre Cuba, e sobre Mãe Senhora.
Foi da mão dele - e dos seus irmãos Pai Pecé de Oxumarê e Pai Bobó de Iansã - que nasceram as filhas de Yewá neste filme. Muitas delas estavam presente no Axexê dele em dezembro de 2010.
Concordamos em fazer um filme sobre sua vida, mas não foi possivel. Fica então, muita memória, pois foi na casa dele em 1996 que tudo começou, de verdade.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Poster de 2010




O filme "A 1ª Lágrima' esta pronto. Me puxou a tantos limites, foram tantos filmes e versões...uma epopéia. Parece ter sido uma jornada tão pessoal, tão vital que não sei se lancarei o filme um dia. Ciça Senzoni esta fazendo a trilha, pois o filme precisa e merece uma trilha e ela é a pessoa certa para fazer. Finalmente encontrei...